COLUNA MG (02 de Agosto)

Publicado em 02/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (02 de Agosto)

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Festas de Agosto começam dia 14 em MC
As Festas de Agosto de Montes Claros fazem um resgate das matrizes africana, portuguesa e indígena, responsáveis pela formação do norte-mineiro. Na cultura, a festa celebra ritmos e expressões artísticas que ao longo de anos criaram a identidade cultural da cidade e região. Este será o espírito da 178º edição das Festas de Agosto e do 39º Festival Folclórico, que serão realizados no próximo mês. No dia 14 terão início as atividades do 39º Festival Folclórico, que promoverá o encontro de educadores para debate dos elementos principais da festa. Durante o Festival, serão realizados ainda os lançamentos de livros e uma exposição de estandartes com o artista Elton Souza. Já entre os dias 16 e 20, a cidade vai viver a magia dos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos (Jornal de Notícias - Montes Claros)

Grupo Leste de Comunicação perde Edson
Foi sepultado na última segunda-feira, em Governador Valadares, o empresário Edson Gualberto, jornalista, radialista e ex-vice-prefeito de Valadares. Ele morreu aos 77 anos, domingo, vítima de falência múltipla dos órgãos depois de ter lutado por vários meses contra um câncer. Edson Gualberto era diretor-presidente do Grupo Leste de Comunicação, que compreende a TV Leste (afiliada da Rede Record), o jornal Diário do Rio Doce, a Rádio Imparsom FM, a Rádio Ibituruna AM, além da Gráfica Leste. Ele também foi presidente da Associação Comercial de Governador Valadares por três mandatos e presidiu a Associação Mineira de Jornais. Gualberto deixou esposa e três filhos. (Diário do Rio Doce)

UFSJ realiza 1º CEI
O auditório do Campus Sete Lagoas recebe, entre os dias 28 e 30 de agosto, a primeira edição do Congresso de Estudos Interdisciplinares da UFSJ (1º CEI-UFSJ), com o tema "Fluxo de Conhecimento entre Academia e Sociedade". O evento, organizado pelo Bacharelado Interdisciplinar de Biossistemas (BIB), busca entender o potencial da universidade como fomentadora de soluções para os problemas sociais. Debates, palestras, grupos de trabalho e vitrines tecnológicas marcam a programação, voltada para a troca de conhecimento entre estudantes, profissionais de empresas públicas e privadas, docentes, pesquisadores e pessoas em geral. (Sete Dias - Sete Lagoas)

Vereadores retomam reuniões
Os vereadores de Divinópolis retornaram na terça, 01, às sessões ordinárias. Foram colocados em pauta 11 projetos durante a 41ª reunião do ano, com transmissões ao vivo pela TV Candidés e pelo canal da Câmara no YouTube. Na pauta estiveram projetos que tratam de assuntos como a duração dos mandatos da Mesa Diretora, das Comissões Permanentes e da Comissão de Ética da Câmara; criação do programa "Mulher: sua saúde, seus direitos"; concessão ou renovação de licença somente após a instalação de lixeiras de coleta seletiva e a obrigatoriedade a hotéis, motéis e clubes na instalação de cartazes sobre tipos de crimes contra crianças e adolescentes e suas respectivas penas. (Portal Agora - Divinópolis)

1ª Bienal do Livro de Ubá terá concurso
A Prefeitura de Ubá realiza, de 28 a 30 de setembro, a 1ª edição da Bienal do Livro do município. Um dos destaques do evento será o 1º Concurso de Desenho e Redação "Prêmio Professora Marlene Marques". As inscrições para o concurso estarão abertas até o dia 7 de agosto por meio do site da prefeitura, onde também estará disponível o edital, formulário de realização dos trabalhos e o endereço eletrônico para preenchimentos dos dados. Podem participar todos os estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental ou Médio, de escolas públicas e privadas do município, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada aluno poderá concorrer com um único desenho ou uma única redação, com o tema "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém". (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

Pouso Alegre pode sediar centro de pesquisas
Está em gestação no Rio de Janeiro um projeto que pode render a Pouso Alegre um Centro de Pesquisa de ponta. A iniciativa é tocada pelo empresário pouso-alegrense radicado na cidade carioca, Alfredo Sampaio Caruso, por meio de suas empresas de consultoria Arnaud e Nova Era. Para a empreitada, Caruso afirmou contar com o apoio de empresas nacionais e multinacionais. O empresário, que já foi presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (ACIPA) entre os anos de 1987 e 1995, informou que deve procurar autoridades locais e entidades de classe para apresentar o projeto nos próximos meses. (Jornal do Estado - Pouso Alegre)

I Seminário ACIV orienta empresários
Foi um grande sucesso o I Seminário Análise de Cenário da Associação Comercial de Varginha. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 31, e contou com a participação de mais de 50 empresários. O seminário teve início às 9h com um café oferecido pela ACIV. Além de empresários estiveram presentes também vereadores, diretores da ACIV e o vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo. Antes de montar a mesa com os palestrantes, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao empresário Sérgio dos Santos, que faleceu na última semana vítima de um acidente automobilístico. O publicitário Alexandre Prado abriu o evento falando sobre marketing, publicidade e propaganda. Ele destacou também a importância do empresário conhecer o seu negócio e compreender no que está investindo. (Gazeta de Varginha)