COLUNA MG (01 de Agosto)

Publicado em 01/08/2017 e atualizado em 01/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (01 de Agosto)

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Iptan transforma-se em Centro Universitário
Desde a última quarta-feira, 26, o Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (Iptan), em São João Del Rei, tem outro nome: Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan). Isso porque o Ministério da Educação (MEC) publicou decreto no Diário Oficial da União garantindo a mudança de status da instituição e reforçando, ainda, processo de ampliação que começou com a chegada de cursos como Medicina, Odontologia e Engenharia nos últimos dois anos, além da construção de uma nova sede. O atual centro universitário existe em São João del-Rei há 16 anos e oferece, hoje, uma grade com dez cursos de graduação, além de uma pós lato sensu em Psicopedagogia. (Primeira Página - Barroso)

Prefeitura avalia reajuste em Montes Claros
A tarifa do transporte coletivo urbano em Montes Claros deve ser reajustada, nos próximos dias, com índice de 7,6%, o que representa a inflação do período. De R$ 2,60 deve passar para R$ 2,95, conforme reivindicação apresentada pelas empresas que atuam no setor à administração municipal. O pedido foi protocolado na MCTrans, responsável por gerir o transporte e o trânsito, nessa quinta-feira, pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros (ATCMC). E a expectativa é de que seja homologado pelo prefeito Humberto Souto, do PPS e comece a valer nos primeiros dias de março. (Jornal de Notícias - Montes Claros)

Curso em GPS para Agricultores e profissionais
Agricultores, funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura de Caratinga e profissionais que atuam no meio rural participaram de um curso de aperfeiçoamento em Agricultura de Precisão/Sistema de Posicionamento Global (GPS) em GPS oferecido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga. O curso teórico e prático de 16 horas durou dois dias e foi ministrado pela instrutora do Senar, Vanessa Castro Figueiredo. De acordo com a instrutora, a utilização desta tecnologia tem inúmeras vantagens. (Diário de Caratinga)

Visitas Solidárias no Hospital Ana Nery
Com o objetivo de oferecer um pouco de carinho aos que necessitam, 12 voluntários participam do projeto Visitas Solidárias, que atua no Hospital Ana Nery, no Bairro Grama, em Juiz de Fora. Todos os sábados eles passam a tarde conversando e enchendo de afeto os pacientes que são atendidos pelo hospital. Também arrecadam doações para tentar suprir o material que falta a essas pessoas, como itens de higiene pessoal, roupas, alimentos e livros. O precursor do projeto, Leonardo Barbosa, conta que a ideia surgiu em maio do ano passado em conversa com alguns amigos, que também tinham vontade de ajudar de alguma forma. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

Campanha bate recorde em São Lourenço
A Secretaria de Saúde de São Lourenço promoveu, durante todo o mês de julho, a campanha de vacinação antirrábica que compreendeu 26 pontos na cidade. A ação foi considerada um sucesso para toda a equipe da Secretaria envolvida na campanha. A população compareceu aos postos conforme o calendário divulgado de acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, foram 6.433 animais vacinados, sendo 5.682 cães e 751 gatos. A campanha ainda continua até esta quarta-feira, 02, e a meta é imunizar 6490 animais. (O Popular Net - São Lourenço)

l Simpósio da Pecuária Leiteira é realizado
Uma nova era de resultados em seleção e melhoramento genético de Gir Leiteiro e Girolando foi apresentada pelas Fazendas do Basa, no segundo dia do I Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Microrregião de Muriaé. Além da apresentação de excepcionais reprodutores Gir Leiteiro, estrelas da raça como as Campeãs Leiteiras 2017 - Dourada e Maia FIV do Basa, juntamente com outras excelentes doadoras, desfilaram sua capacidade funcional e produtiva, demonstrando para os presentes, a evolução do trabalho realizado dentro das porteiras das Fazendas do Basa. (Leopoldinense)

Congresso proporciona atualização profissional
Varginha sediou, dias 27 e 28 de julho, o 4º Congresso de Contabilidade do Sul de Minas, e o teatro do Colégio Marista, em Varginha, onde foi realizado o evento, ficou lotado durante toda a programação, que contou com palestras e debates com renomados profissionais das áreas Contábil, Fiscal e Administrativa. Contadores, Administradores de Empresas e estudantes de Contabilidade buscaram conhecimento e atualização sobre os assuntos que mais geram dúvidas atualmente, como as reformas fiscal, trabalhista e previdenciária. Os palestrantes explicaram as mudanças e tiraram dúvidas do público. (Gazeta de Varginha)

Jogos Escolares acontecem em setembro
A Semej convidou representantes de escolas para uma reunião na próxima sexta-feira, 04, para definir a disputa dos Jogos Escolares de Divinópolis. A Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), com o apoio do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, aceleram os preparativos para a organização do maior evento esportivo escolar da região, os Jogos Escolares de Divinópolis. Em sua última edição, a competição reuniu cerca de 2500 alunos/atletas, de 43 escolas da cidade nos JEDs. Os Jogos Escolares de Divinópolis (JED) serão disputados nas modalidades de futsal, handebol e voleibol - masculino e feminino -, envolvendo alunos nascidos de 2001 a 2007. (Portal Agora - Divinópolis)