Seminário do café especial apresenta possibilidades para produtores no Sul de MG

Publicado em 15/12/2017 - cidade - Da Redação

Seminário do café especial apresenta possibilidades para produtores no Sul de MG

Evento no Instituto Federal em Muzambinho encerrou série "O Especial do Café" produzida pela EPTV e G1. 

Mais de 200 convidados, entre produtores, pesquisadores e referências no mercado do café participaram do seminário "Café, grão especial" na manhã desta sexta-feira (15). O evento, realizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas, campus Muzambinho, com apoio da EPTV, levou aos produtores da região novas ideias relacionadas à produção de café especial.

Entre os convidados estavam o pesquisador da Universidade Federal de Lavras, Flávio Borém, a presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Carmem Lúcia Chaves de Brito, além de representantes do IF Sul de Minas, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e agrônomos.

Os produtores puderam conhecer as características do café especial, como investir no mercado, além de receberem incentivo de órgãos regionais.

Uma das palestrantes, a agrônoma e pesquisadora da Embrapa, Helena Maria Ramos Alves, deu detalhes do projeto que mapeou a região conhecida como Mantiqueira de Minas.

"Uma das conclusões do estudo é que mais de 70% da área daquele local está acima de 900 metros de altitude, o que favorece o plantio de café especial. O interessante do Brasil é justamente a diferença nas características como clima, solo, relevo, que fazem o café ser único de cada local".

Para a pesquisadora, algumas mudanças são necessárias na negociação do café especial.

"O Brasil é conhecido como nação do café. Apesar de sermos os maiores produtores do mundo, ainda dependemos do mercado exterior, que define o preço. Só a gente sabe o quanto realmente vale". O incentivo aos produtores locais veio com o pesquisador Flávio Borém. "Gosto de resumir em poucas palavras e sempre falo: eu acredito no café especial. Já entendemos que há uma demanda enorme pelo produto. Falta agora ajustar e ver como podemos crescer".

Há mais de 30 anos no mercado de commodity, José Antônio Rodrigues trabalha na revenda dos grãos produzidos pelo sogro em Guaxupé. O produto vai para clientes de São Paulo (SP). Soube do seminário e, como a maioria dos participantes, veio para aprender como produzir café especial.

"Eu fiquei interessado porque quero saber qual o caminho para começar a trabalhar na área, qual o passo a passo. Saber de tudo pra poder explicar para o cliente os detalhes que fazem o produto ficar mais caro. Quero entender a qualidade desse café".

Durante oito dias, a EPTV Sul de Minas exibiu a série de reportagens "O Especial do Café", que mostrou a expansão do mercado de cafés especiais no Brasil e em países da América Latina, como a Costa Rica. 

Por Fernanda Rodrigues, Muzambinho, MG