Campus Muzambinho recebe mais de 800 candidatos no Vestibular para cursos Técnicos e Superiores

Publicado em 07/05/2018 - cidade - Da Redação

Campus Muzambinho recebe mais de 800 candidatos no Vestibular para cursos Técnicos e Superiores

Mais de 800 candidatos realizaram, nesse domingo, dia 06 de maio, o Vestibular 2º/2018 do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Em relação ao total de inscritos, o vestibular do Campus teve cerca de 80,31% dos candidatos presentes.

As provas foram realizadas na sede do Campus Muzambinho e na Unidade José Januário de Magalhães, no período de 08h45 e 12h45, totalizando quatro horas de prova.

Foram ofertadas no total, 324 vagas sendo 84 para os cursos de Medicina Veterinária, Tecnólogo em Cafeicultura e Licenciatura em Ciências Biológicas; 240 para cursos Técnicos Subsequentes em Agropecuária, Enfermagem, Contabilidade, Administração, Meio Ambiente e Edificações.

Dos quatro candidatos solicitaram atendimento especial, três fizeram as provas em locais específicos com apoio de um colaborador do processo seletivo.

Confira a tabela com o número de presentes por curso:

Curso

Nº de inscritos

Nº de presentes

%

SUPERIORES

Medicina Veterinária

474

404

85,23

Tecnólogo em Cafeicultura

134

115

85,82

Ciências Biológicas

57

44

77,19

TÉCNICOS

Agropecuária Subsequente

45

25

55,55

Enfermagem Subsequente

159

119

74,84

Administração Subsequente

72

48

66,67

Contabilidade Subsequente

29

24

82,76

Edificações Subsequente

27

23

85,18

Meio Ambiente Subsequente

19

14

73,68

TOTAL

1016

816

80,31



Devido ao grande número de inscritos, o trânsito para chegada ao Campus estava intenso. Porém a sinalização e o apoio da equipe do Campus foram suficientes para direcionar os motoristas da melhor forma possível.

Segundo com o presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto e índice de ausentes está dentro do esperado. Carlos explica ainda sobre os cursos que tiveram menos de 70% de inscrições em relação ao número total de vagas disponíveis. “Depois da matrícula haverá um edital de vagas remanescentes e os candidatos podem optar por realizar outro curso dentro da sua modalidade, se ele se inscreveu para técnico, ele pode escolher outro curso técnico”, afirma o presidente da COPESE.

Escolha dos candidatos

Dentre todos os campus do IFSULDEMINAS, o de Muzambinho foi o que ofertou mais vagas: 240 no total. Medicina Veterinária foi o mais concorrido com relação candidato/ Vaga de 16,93. O curso foi a escolha das amigas Brenda Karolina Souza Amoedo, 20, e Melissa Cristina Lopes Guedes, 21. As moradoras de Poços de Caldas (MG) acordaram cedo para realizar a prova em Muzambinho. Melissa deixou o curso de Farmácia para trocar de carreira e seguir os passos do avô que é veterinário. “Escolhi fazer a prova em Muzambinho por causa do nome do Instituto Federal”, explica a candidata.

Já Brenda realiza o vestibular pela segunda vez. A jovem iniciou o curso de Medicina Veterinária em uma faculdade particular em Poços de Caldas, mas decidiu tentar uma vaga IFSULDEMINAS. “ O custo-benefício para estudar aqui compensa muito”, afirma a candidata. Para se preparar para o processo seletivo, Brenda estudou em casa através de apostilas: “espero ir bem na redação, e estudei muita matemática”. O tema da redação do Vestibular 2º/2018 foi “ A mulher brasileira em busca de igualdade”.

Dentre os cursos técnicos, o Enfermagem Subsequente foi o mais procurado no Campus Muzambinho. Renato Calori, 30, da cidade de Alterosa (MG), está entre os candidatos que realizaram a prova. O recém-formado em Letras decidiu fazer o curso Técnico em enfermagem para mudar de área. “Uma amiga minha estuda aqui e falou muito bem do curso. Depois de fazer o técnico, pretendo cursar a faculdade de enfermagem”, diz o candidato.

Gabarito e resultado

Segundo o edital do processo seletivo, os gabaritos do vestibular serão publicados no site do IFSULDEMINAS e do campus escolhido, em até 24 horas após o término das provas.

O resultado oficial será publicado a partir do dia 5 de junho. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no respectivo campus, conforme cronograma de cada Campus.

ASCOM /TEXTO E FOTOS: Carol Negrão