A Folha Regional - Artigos - Cesar Vanucci

Falas merecedoras de reflexão

Em 26/06/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Numa hora sacudida por atroantes incertezas, soa compreensível e, mais do que isso, desejável e positiva, a disposição das cabeças pensantes com capacidade de influenciar correntes de opinião em trazerem a público contribuições que ajudem a clarear o trajeto a percorrer na busca de soluções para a encalacrada em que a Nação se viu metida, a contragosto. Adquirem razoável ressonância, sob tal enfoque, manifestações recentemente expendidas por algumas figuras proeminentes da vida pública. Casos, citando exemplos, do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-Chanceler Celso Amorin.

Veja +

Prova definitiva

Em 08/06/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Demorou, mas aconteceu. Tutu foi pilhado em vexatório flagrante. Avisos de amigos não faltaram. Tantas as traquinagens extraconjugais praticadas que não ficava nada difícil prever a cena: o teto desabando sobre sua cabeça. Conto como sucedeu. Não sem antes relatar meia dúzia de três ou quatro coisas essenciais para um correto entendimento.

Veja +

Todas essas pessoas...

Em 02/06/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Essas pessoas que na contemplação do mar só encontram palavras, como anota Chesterton, para o enjoo...Essas pessoas que absorvem imperturbavelmente, sem questionamentos, a ideia de que o mundo funciona mesmo assim: “manda quem pode, obedece quem tem juízo...”

Veja +

Calamitoso epílogo

Em 25/05/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

É fato incontroverso que o acúmulo das evidencias de mediocridade intelectual, incompetência gerencial e insensibilidade social reinantes nos redutos palacianos contribuiu para gerar a expectativa de que o governo Temer, encerrada a missão que o destino lhe reservou, não iria deixar lembrança positiva na memória das ruas.

Veja +

Atenção para a guerra cibernética

Em 19/05/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Como já é do conhecimento dos leitores, os ponteiros do “Relógio do Juízo Final” foram recentemente acionados em meio minuto, ficando a apenas 2 minutos e 30 segundos das badaladas fatídicas. Instituído por cientistas consagrados mundialmente nas áreas das ciências exatas e sociais, entre eles um punhado de personagens agraciados com o Nobel, o relógio mencionado representa sinistra metáfora destes nossos turbulentos tempos.

Veja +

Unidos, jamais vencidos

Em 05/05/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Programar o encontro não foi nada mole. “Uma verdadeira odisseia”, comentou o responsável pela ideia. Demandou exaustivos e exasperantes esforços. Principal articulador da reunião, o político mineiro de cognome “Santinho do pau oco” até que foi acolhido com razoável simpatia por gregos e troianos.

Veja +

Forças ocultas poderosas

Em 28/04/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

“O que nós temos no Brasil não é um negócio de cinco ou dez anos. Estamos falando de 30 anos.” (Emilio Odebrecht)

Veja +

É dose...

Em 24/04/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

Falemos, mais uma vez, da insidiosa invasão de termos estrangeiros na comunicação cotidiana, fiéis ao preceito de que Brasil se escreve com “s” e não com “z”.É dose deparar-se, no trabalho, no mundo dos negócios, em reuniões sociais, na comunicação e nas empresas, na atividade política, no próprio recesso dos lares, com os sinais dessa preocupante desordem de coisas nascida de modismos inconsequentes, que bebem inspirações nos equívocos cometidos em práticas administrativas e gerenciais, largamente disseminadas, desarmonizadas com a verdadeira alma nacional.

Veja +

Barafunda estilosa

Em 17/04/2017 - Cesar Vanucci - Da Redação

“Não podemos ouvir Adão e Eva para que intimem a serpente.” (Ministro Herman Benjamim, do TSE)

Veja +

« 2 3 4 5 6 7 8 »