Projeto da Anater fortalece produção de leite em Minas Gerais

Publicado em 05/02/2019 - agronegocio - Da Redação

Projeto da Anater fortalece produção de leite em Minas Gerais

A parceria com a Emater está possibilitando a oferta de serviços de Ater para agricultores familiares produtores de leite, contribuindo para o enfretamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba 

 

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural  (Anater) está levando assistência técnica e promovendo o desenvolvimento rural sustentável das mais diferentes cadeias produtivas, em todo o País

 

Em Minas Gerais, a parceria da Anater com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) vai possibilitar a oferta de serviços de Ater para agricultores familiares produtores de leite, contribuindo para o enfretamento da situação de vulnerabilidade econômica e social em 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

 

De acordo com a divisão de mesorregiões do IBGE, mais de 50% dos estabelecimentos instalados nessas regiões do Estado se dedicam à criação de bovinos, o que engloba mais de 7.200 estabelecimentos. Segundo a Emater-MG, a grande maioria desses estabelecimentos são da agricultura familiar.

 

Conforme previsto no plano de trabalho, o projeto de fortalecimento da Ater para produtores de leite integra 1000 famílias de agricultores, mulheres e jovens rurais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, através de ações que levem em consideração a capacidade operacional instalada bem como a realidade e o contexto regional.

 

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que essas ações visam tornar os empreendimentos mais eficientes e qualificados para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional. “Além da qualificação da produção, a parceria também vai abrir e ampliar a abertura de mercado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto aos governos estaduais e municipais, e promover a inserção dos empreendimentos como fornecedor do segmento supermercadista e atacadista”, explica.

 

De acordo com o presidente, o potencial de trabalho, os recursos humanos e materiais e a infraestrutura da Emater-MG representam uma força de trabalho capaz de cumprir as atividades do programa, cuja execução está prevista para até dezembro de 2020.

 

Segundo o presidente, a Anater já está presente em todas as unidades da Federação. “A proposta da Anater é inovadora e tem levado soluções mais eficazes e produtivas ao meio rural, sempre considerando e valorizando as especificidades da realidade local de cada região. Nossa expectativa é que, em um breve, a Anater possa alcançar a todos os pequenos produtores do País, nas diversas cadeias produtivas, contribuindo para elevar a abrangência e a qualidade da assistência e para o fortalecimento e a promoção do desenvolvimento rural sustentável”, conclui.

 


Jerúsia Arruda

Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)

Assessoria de Comunicação