Conab lança vídeo com orientações sobre como realizar o cadastro no Sican

Publicado em 21/07/2018 - agronegocio - Da Redação

Conab lança vídeo com orientações sobre como realizar o cadastro no Sican

Desde de sexta-feira (20), está disponível um vídeo orientativo sobre o Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (Sican). Produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação é voltada não só para os agricultores, como também aos demais públicos que acessam os programas e políticas públicas de apoio ao setor agrícola executados pela Companhia.

O registro no Sican é obrigatório para quase todas as operações realizadas com a Conab, como as participações em leilões e na Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade. A medida tem como finalidade agilizar os processos de comprovação dos dados dos participantes dos programas, trazendo mais agilidade e transparência à execução das operações e ampliando a segurança na aplicação dos recursos públicos.

Para quem deseja realizar diretamente o cadastro, é bastante simples. Basta entrar na página do Sican na internet e informar dados básicos, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. Também é preciso preencher informações específicas da atividade, como tamanho da propriedade e/ou tamanho do plantel. O cadastro e sua atualização periódica deverão ser feitos pelo próprio interessado.

Cooperativas e associações poderão realizar o cadastro dos seus cooperados ou associados mediante assinatura, pelo produtor/criador, da “Autorização de cadastro no Sican” emitida pelo sistema. Nesse caso, a responsabilidade pela atualização das informações é da cooperativa ou associação.