Café industrializados em Muzambinho – Cadeia da cafeicultura regional faz degustação de grãos especiais

Publicado em 24/01/2019 - agronegocio - Da Redação

Café industrializados em Muzambinho – Cadeia da cafeicultura regional faz degustação de grãos especiais

A Prefeitura de Muzambinho, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, recebeu a cadeia da cafeicultura para a abertura da Exposição Cafes Industrializados. 

O musico Everaldo Silva, fez o show de recepção dos convidados e a abertura foi realizada pelo extensionista da Emater e responsável pelo certifica minas Clovis Pizza que enfatizou a importância de unir a cadeia do café especial para agregar valor. 

Na ocasião também foi feita a apresentação do novo técnico do Sebrae da micro região de São Sebastiao do Paraiso Eduardo Pereira, bem como a presença Evandro Carlos Martins da empresa Grão verde, falou sobre comercialização e estocagem de grãos especiais, bem com a importância de valorizar a produção local que tem revelado nuances exóticas que são muito valorizadas pelas cafeterias. 

“Queremos despertar  e incentivar  a  comercialização de grão especiais,ações  empreendedoras fazem parte do dinamismo dos cafeicultores de Muzambinho , bem como tomada de consciência para um mercado existente mas muito exigente”, explica a diretora agricultura Andreia Silva.

“A  importância do café para Muzambinho é fundamental, a qualidade de vida da cidade e do campo esta interligada com esses grãos e cuidar do café é cuidar da vida da nossa gente. O prefeito Sergio, tem um carinho muito grande com o cafeicultor”, disse o secretario de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Renato Rezende,.

Para a cafeicultora Suzana Santos a representatividade feminina nas lavouras de café da região estão ganhando destaque pela diversidade de características” eu trabalho muito, mas não me canso, eu amo o que eu faço, e esse amor pelo café me move, “ foram as palavras de encerramento de Suzana Santos. 

“Nosso respeito café é familiar, faz parte da minha história, andar pela área rural de Muzambinho é ver o quanto o café faz parte da nossa vida. Nosso município tem aroma de grão especiais e tomar um cafezinho é sempre um convite a amizade, Faço questão de oferecer aos visitantes que passam pelo gabinete da prefeitura uma xicara de grão de nossas lavouras”, disse o prefeito Sergio Paollielo(Esquilo).

O cafeicultor Marcos Carvalho da Asprocafé Associacao dos Produtores de Cafes Especiais de Cabo Verde falou da importância do selo geográfico e como a localização ajuda a agregar valores aos cafés especiais industrializado. 

O encerramento foi feito com a explicação  de Isis Vilhena  que apresentou as peças históricas  do acervo do Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo que perteceram as primeiras famílias  do município que industrializaram os cafés muzambinhenses. Foram servidos cafés de quatro empresas que estão expondo , grãos acima de 84 pontos na escala SCA. 

Deise Marangoni agende de desenvolvimento do SEBRAE e Adriana Vieira  encarregada da JUCEMG E RECEITA FEDERAL reunirão as associações de artesãs de Muzambinho e fizeram uma demostração com peças com o tema do café. 

Estiveram presentes representantes de shopping de são Paulo, compradores de cafeterias, traders,a associação comercial , fornecedores de serviços e parceiros da cafeicultura com Emater,  Agencias Banco do Brasil, Sala Mineira do Empreendedor,Sebrae,Jucemg, Artesão   Quioque do Artesanato, Casa do Artesao, CRA( oficina de artesanato),  Grupo Emprende, além de cafeilcutores de São Sebastiao do Paraiso, Juruaia, Monte Santo, São Pedro da Uniao, Caconde, Cabo Verde e Nova Rezende estiveram presentes. 

Marcas de cafés industrializados:São Domingos, Amore, Benassi, Muniz, Muzambinho, Tres Irmaos, Faso, Escola, Nosso Café, Carruá, Montanhas Gerais,Essência das  Montanhas,Vó Iracema,  Da Roça, Essencia.


EXPOSIÇAO CAFÉS INDUSTRIALIZADOS 

DIA 23/01/2019 a 23/02/2019

LOCAL: Casa da Cultura Dr. Licurgo Leite 

Rua Tiradentes , 264

HORÁRIO: 8:00 as 17:00 de segunda- feira a sexta-feira