Palestras sobre papel do TCE agradou aos presentes

Publicado em 16/04/2018 - politica - Da Redação

Palestras sobre papel do TCE agradou aos presentes

Iniciativa partiu do deputado Emidinho Madeira

 

A 1ª Jornada de Controle Externo, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (13/04), na sede da AMEG, em Passos, foi muito elogiado por todo o público presente, num total de 25 prefeituras participantes. O evento foi uma iniciativa do deputado Emidinho Madeira, com apoio da AMEG (Associação dos Municípios do Médio Grande) e do TCE/MG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais) e teve como principal objetivo esclarecer as dúvidas sobre o papel do Tribunal no que se refere aos departamentos de contabilidade, licitações, compras, enfim, na administração municipal como um todo. De acordo com o deputado Emidinho Madeira as prefeituras têm certa dificuldade de acesso ao Tribunal de Contas e, em muitos casos, veem como um órgão que existe somente para penalizar. “Acho que essa mentalidade precisa ser mudada. Por isso é importante que haja uma aproximação do tribunal com a gestão nos municípios de forma orientativa. É isso que estamos propondo com o encontro aqui em Passos hoje. Agradeço ao presidente do TCE, Dr. Cláudio Terrão, e aos dois professores, Dr. Túlio César e Dr. Diogo Ribeiro, pela dedicação e parabenizamos pela qualidade do trabalho apresentado. Agradeço também ao prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, nosso amigo Deco, presidente da Ameg e a toda a equipe da associação pelo apoio.”, disse o deputado Emidinho Madeira.

Para o funcionário do setor de compras e licitações da prefeitura de Alterosa, Marcos de Ávila, o encontro foi muito produtivo. “Hoje nós temos várias dúvidas sobre qual é o entendimento do TCE em vários aspectos. Acredito que todos os assessores de prefeituras gostaram muito porque está atendendo nossas expectativas. Que este evento possa acontecer em outras cidades também. Ficamos muito agradecidos pelo convite”, disse.

A funcionária Tatiane, do setor de contabilidade da prefeitura de Itamogi, também aprovou o encontro. “Gostaria de parabenizar o deputado Emidinho Madeira por esta iniciativa tão importante em prol de todas as prefeituras da região. Foi muito produtivo e pudemos tirar várias dúvidas com os técnicos do TCE”, refletiu Tatiane.


ascom